Identidade Visual Corporativa – Conheça os Conceitos Básicos

A Identidade Visual Corporativa é o conjunto de elementos multissensoriais utilizados para comunicar algo sobre a marca para os consumidores.

Estes elementos multissensoriais incluem o nome da empresa, logotipo, slogan, arquitetura, decoração, uniformes, cores da empresa e, em alguns casos, até mesmo a aparência física dos funcionários que lidam com os clientes.

No contexto da identidade corporativa, consonância é o alinhamento de todos os pontos de contato. Por exemplo, a Apple tem forte consonância porque em todos os momentos em que o consumidor interage com a marca, uma mensagem consistente é transmitida. Em anúncios da Apple, no design da Apple Store, nos produtos e nas embalagens; em cada ponto de contato a Apple comunica uma mensagem unificada “somos simples, sofisticados e divertidos”.

Os quatro requisitos básicos para uma estratégia
de Identidade Visual Corporativa bem sucedida

Diferenciação – No mercado altamente competitivo de hoje, as marcas precisam ter uma clara diferenciação ou razão de ser. O que elas representam precisa estar além, a fim de serem notadas, causarem uma impressão, e em última análise, serem preferidas.

Relevância – As marcas precisam se conectar com as pessoas, precisam entender e satisfazer as necessidades e aspirações de seus públicos-alvo.

Coerência – Para garantir a credibilidade com seu público, as marcas devem ser coerentes no que dizem e fazem. Todas as mensagens, todas as ações de marketing, todas as experiências com a marca, incluindo a experiência com o produto precisam estar em harmonia e adicionar algo significativo na vida do cliente.

Estima –  Uma marca que é diferenciada, relevante e coerente é valorizada por ambos os públicos internos (colaboradores) e externos. A reputação de uma marca se conquista quando o prometido é entregue.

Em termos gerais, Identidade Visual Corporativa expressa os valores e ambições de uma organização, o seu negócio e suas características. 

Os trabalhos abaixo, produzidos para a CAFÉ OURO NEGRO DO TRIÂNGULO, são de Identidade Visual Corporativa. Há mais de um ano venho dando atenção a toda a comunicação da empresa: site, blog, redes sociais, design de embalagens, treinamentos e etc.

Se você precisa de uma consultoria para melhorar a comunicação da sua empresa, vamos conversar, tenho certeza que faremos bons negócios!

Identidade Visual Corporativa - Conceitos Básicos
Identidade Visual Corporativa – Embalagens

Identidade Visual Corporativa - Gôndolas de Supermercado
Identidade Visual Corporativa – Gôndolas de Supermercado

Identidade Visual Corporativa - Degustação
Identidade Visual Corporativa – Degustação

Identidade Visual Corporativa - Balcões de Degustação
Identidade Visual Corporativa – Balcões de Degustação

Identidade Visual Corporativa - Plotter Veículo
Identidade Visual Corporativa – Plotter Veículo

Identidade Visual Corporativa - Mascote Grão de Café
Identidade Visual Corporativa – Mascote Grão de Café

Conteúdo para Redes Sociais

Sérgio Evangelista

Consultoria em Marketing Digital, Publicidade e Design - Construção de Sites, Blogs, Lojas Virtuais e produção de Conteúdos para Sites e Redes Sociais.