Marketing de Conteúdo – Ferramenta para Adquirir e Educar clientes

Marketing de conteúdo é qualquer forma de marketing que envolva a criação e compartilhamento de conteúdo para adquirir e educar clientes.

Se o conteúdo é criado em casa ou produzido por uma agência, não há problema algum, o importante é entender que os consumidores estão cansados de propagandas tradicionais.

Os consumidores querem mesmo é informação; conteúdos de valor, e é exatamente aí que entra o Marketing de conteúdo.

1 – Marketing de Conteúdo | Crie um calendário de Ação

Marketing de Conteúdo | Crie um calendário de Ação
Crie um calendário de Ação

Ter um calendário de ação, uma rotina, é uma ótima maneira de garantir o seu comprometimento com a criação de conteúdo.

Grande parte dos pequenos empresários dizem que a maior dificuldade com a criação de conteúdo é o tempo que leva para produzir.

Não importa se você você vai criar uma publicação para o seu site uma vez por semana ou uma vez por mês.

O que importa é que você produza sempre conteúdos de qualidade – os seus clientes e o Google saberão valorizar a sua dedicação.


2 – Marketing de Conteúdo | Pesquise Regularmente

Marketing de Conteúdo | Pesquise Regularmente
Pesquise Regularmente

Antes de pesquisar aleatoriamente em busca de inspiração, compreenda as características do seu negócio e que tipo de conteúdo seria importante para o seu cliente.

Pesquise sempre no GOOGLE para verificar as principais consultas de pesquisa, os principais termos utilizados, as principais frases, etc.

Estatísticas sociais (REDES SOCIAIS) também podem fornecer informações sobre conteúdos com bom desempenho.


3 – Marketing de Conteúdo | Melhore o conteúdo!

Marketing de Conteúdo | Melhore o conteúdo!
Melhore o conteúdo!

As publicações do seu site merecem cuidados permanentes, por isso você sempre pode melhorar, atualizar, experimentar outro título.


4 – Marketing de Conteúdo | Capriche no Visual

Marketing de Conteúdo | Capriche no Visual
Capriche no Visual

Grande parte do SEO (Search Engine Optimization) concentra-se em textos que os motores de busca são capazes de digerir.

Mas, pesquisas afirmam que o conteúdo visual é muito mais atraente para os leitores no primeiro contato.

90 por cento da informação que chega ao cérebro é visual, por isto os conteúdos que utilizam imagens, vídeos, fotos, etc., têm maior chance de agradar e fidelizar o cliente.


5 – Marketing de Conteúdo | Produção de Vídeos

Marketing de Conteúdo | Produção de Vídeos
Produção de Vídeos

Uma maneira eficiente de conquistar audiência é a produção de vídeos.

Você pode ensinar a usar um produto, detalhar um serviço, tirar dúvidas, uma infinidade de conteúdos de valor para o seu cliente.

O Facebook atualmente dá maior destaque no compartilhamento de vídeos.

Os vídeos podem ser produzidos com um bom celular, editados em programas gratuitos e compartilhados nas redes e mídias sociais.

Vídeos ajudam muito mais do que textos quando o assunto é formar opinião e auxiliar o cliente na decisão da compra.


MARKETING DE CONTEÚDO

Com o surgimento da Internet é agora um componente necessário na rotina da sua empresa.

  1. Envolve públicos novos e os já existentes.
  2. Motiva o compartilhamento de informações.
  3. Auxilia na coleta de opiniões e depoimentos.

No vídeo abaixo apresento alguns resultados conquistados com a utilização do Marketing de Conteúdo para o cliente CAFÉ OURO NEGRO.

Com a escolha certa de conteúdos e títulos o cliente conquistou várias posições na primeira página do GOOGLE.

Sérgio Evangelista

Consultoria em Marketing Digital, Publicidade e Design - Construção de Sites, Blogs, Lojas Virtuais e produção de Conteúdos para Sites e Redes Sociais.